segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Grande sinagoga de Oran, Argelia


Segundo alguns estudiosos, a presença judaica na Argélia remonta ao final dos tempos romanos, provavelmente desde a destruição do Primeiro Templo, cerca de 2600 anos atrás.
Em 1931 os judeus  constituíam menos de 2% da população da Argélia, mas as maiores cidades do país - Argel, Constantine e Oran - tinham populações judaicas com mais de 7%.

A Grande Sinagoga de Oran [foto], na Argélia, foi construída e consagrada em 1880 por iniciativa de Simon Kanoui, mas sua inauguração só aconteceu em 1918. Também conhecida como o Templo Israelita, a sinagoga estava localizada na antiga avenida Joffre, atualmente chamada de boulevard Maata Mohamed El Habib e agora é conhecida como mesquita Abdellah Ben Salem. Oran era uma das maiores e mais belas sinagogas do norte da África. Após a independência da Argélia, a sinagoga foi confiscada pelo governo - com apoio maciço da população - e transformada em uma mesquita. Outras dezessete sinagogas foram confiscadas pelo governo argelino.

O Código de Nacionalidade da Argélia independente, promulgado em 1963, concedeu a cidadania somente aos muçulmanos, permitindo que somente os indivíduos cujos pais e avós paternos tivessem origem muçulmana pudessem se tornar cidadãos do novo Estado. Todos os residentes de origem francesa ou judaica - que precederam a ocupação islâmica do país por muitos séculos - foram obrigados a se exilar. No final da ocupação francesa da Argélia, todos receberam a cidadania francesa e emigraram para o país.

Um comentário:

leires disse...

bela cidade lindas construções admiro este pais e sobretudo oran