domingo, 4 de março de 2012

Dawood Hosni (1870 – 1937)



Dawood Hosni, cujo nome hebraico era David Khadr Hayyim Halevi, nasceu em 1870 e foi criado no Cairo, Sanadekeya, no distrito de Gamalia.

Com suas composições ele superou seus antecessores e contemporâneos e elevou o padrão da música oriental a alturas nunca antes alcançadas.
Ele foi o primeiro compositor no Oriente Médio a compor uma ópera – Sansão e Dalila – em árabe. Sua apresentação no teatro foi considerada pelos críticos da época como "um evento único na história da música árabe".

Em 1906, ele recebeu o primeiro prêmio no Congresso Musical em Paris, pela composição de sua famosa canção أسير العشق. Já em 1932, durante a Convenção de Música realizada no Cairo, ele foi saudado como o construtor de uma “herança imortal na arte musical egípcia”.

Mas nem todas as distinções e sua importância no cenário cultural do país impediram Dawood de sofrer com o anti-semitismo egípcio. A seguinte conversa, entre ele e seu amigo Tal'at Harb, se deu quando falavam sobre a possibilidade de Hosni dirigir o teatro egípcio:

Tal'at: Você sabe, Dawood, o quanto eu queria que você fosse responsável pelo teatro, mas ya khusartak fi'l Yahud (é uma pena que sejas judeu).   

Hosni: Tal'at, eu nasci judeu, levo uma vida judaica e morrerei um judeu...

Mourad El Kodsi (Murad Al-Qudsi), Just for the Record-- In the History of the Karaite Jews of Egypt in Modern Times, Wilprint inc., 2002, p.218.

Nenhum comentário: